BREVE HISTÓRIA DA
DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO
No
primeiro século o ESPÍRITO SANTO era sentido experimentalmente pelos cristãos,
isto é, tinham um relacionamento experimental com Ele
Mas
com a morte dos Apóstolos, os Pais da Igreja começaram a introduzir filosofias humanas nas puras doutrinas
deixadas por Jesus.
JUSTINO
O MÁRTIR: Identifica o Espírito de Jesus como o ESPÍRITO SANTO
ATENÁGORAS:
(Considerado herege e Pai da Interpretação Alegórica): Cria que os autores
bíblicos entravam em um processo de êxtase.
Com
os alegoristas veio também a idéia de que o ESPÍRITO SANTO era u ser criado, um
Espírito que trabalhava para Deus, superior aos anjos e inferior à Deus.
ATANÁZIO: Foi o refutador
de tal método de interpretação, e mostrou através da Bíblia a HOMOUSIA. Mesma
substância, igual à Deus.
ÁRIO:
Dizia que o ESPÍRITO SANTO era uma emanação de Deus - uma força, energia
emanada de Deus.
GREGÓRIO
NAZIANZENO: Refutou a idéia de que o ESPÍRITO SANTO era uma força. Ele
dizia que o ESPÍRITO SANTO era Deus. Sua idéia foi apresentada no Concílio de
Constantinopla (381 d.C.), mas não conseguiu acabar com a heresia.
MONTANISTAS:
(III Séc.) Liderados por Montano n Frigia, Ásia Menor, foi uma das heresias
mais marcantes.
Na
cidade de Prepusa, na Frigia, Montano, com a ajuda de duas mulheres (Priscila e
Maximila), pregavam suas heresias.
Pregavam
a proibição do sexo, mesmo no casamento. Que Prepusa era a Nova Jerusalém, pelo
fato de haver tido o 2º derramamento do ESPÍRITO SANTO como no Pentecostes.
Estas
duas mulheres eram consideradas profetizas porque tinham visões, entravam em
êxtase e falavam em línguas. Eles consideravam estas manifestações pentecostais
como derivadas do “Pentecostes”.
Este
foi o 1º Movimento Glossolálio, algo fora do Pentecostes, completamente
diferente.
Montano
se considerava o PARACLETO, ou seja o próprio ESPÍRITO SANTO, a 3ª pessoa da
trindade
PERÍODO DA REFORMA
Neste
período os credos começaram a ter mais base bíblica ( Sola Scriptura).
CALVINO:
É o ESPÍRITO SANTO que traz autoridade , inspiração da Bíblia.
JOÂO
WESLEY: Ele fundou o “Clube dos Santos”: Grupo de crentes que acreditava
haver uma santificação através da presença do ESPÍRITO SANTO - 1ª grande ênfase
do trabalho do ESPÍRITO SANTO
Idéia
de Salvação em 2 estágios:
1)
Justificação: Batismo da Água
2)
Santificação: Processo posterior
SURGIMENTO DO
MOVIMENTO PENTECOSTAL
No
final do Séc. XIX, começa a haver uma ênfase nas experiências de conversão, de
reavivamento, experiências emocionantes, sentimentalistas.
1ª Manifestação
Em
1986, na cidade de Topeka, Kansas, através de Carlos Parham, surge a idéia de
que o Batismo do Espírito é uma experiência subsequente à da conversão. Aqui é
estabelecida 2 conversões:
1)
Justificação: Batismo da Água
2)
Santificação: Batismo do Espírito
Agnes
Ozmann estudava em um colégio onde Parham pregou. Durante a pregação Parham
impôs as mãos sobre ela ( 01/01/1901), e ela começou a falar em línguas (
Glossolalia).
2ª Manifestação
Em 1906, na Rua Azuza, 312, Los
Angeles, através do Pastor negro W. J. Seymour pregava baseado em Atos 2 que a
conversão se dá em 3 estágios:
1)
Justificação
2)
Santificação
3)
Batismo do Espírito Santo
PENTECOSTALISMO NO
BRASIL
Um
pastor batista, branco, chamado W. H. Durham vê a pregação de Seymour na Rua
Azuza. É através de Durham, em Chicago que o pentecostalismo chegou ao Brasil.
Durham
voltou para pregar em sua igreja em Chicago, e nesta época dois imigrantes da
Suécia vieram para trabalhar nos EUA
Daniel
Berg e G Vingreen eram batistas, freqüentaram a igreja de Durham e em 1909 G.
Vingreen recebeu o batismo do ESPÍRITO SANTO
Certa
vez, um irmão teve um sonho e disse que eles deveriam pregar em um lugar
chamado “Belém”. Procurando no mapa, eles encontraram um lugar chamado “Belém
do Pará”.
Em
1910, chegaram à Belém do Pará e foram assistir numa Igreja Batista, porém
foram expulsos. Mas 18 Pessoas aderiram à esta idéia.
Através
destas 18 pessoas começou a 1ª Igreja Assembléia de Deus em Belém do Pará, derivada
da Igreja Batista.
Outros Movimentos:
1º)
Também derivado de Durham, em 25/08/1907, chega outro operário em Chicago; L.
Franciscon, de origem Presbiteriana.
Vai
à Buenos Aires e começa a pregar, mas sem sucesso. Em 1909, vai para São Paulo,
procura uma Igreja Presbiteriana de onde também é expulso.
Em
1910, um grupo influenciado por ele forma a 1ª Igreja Congregação Cristã do
Brasil.
2º)
Surgiu também derivado de Durham. Uma jovem chamada Aiemee Semple McPherson.
Ela era metodista convertida no Canadá em 1907, que entrou em contato com
Durham.
Foi
à China como missionária, e quando voltou, já com outra visão , funda a Igreja
do Evangelho Quadrangular em Los Angeles.
Através
das Cruzadas, em 1953, chega ao Brasil através dos Missionários Americanos
Harold William e Raymond Bootriment.