Mas
com a morte dos Apóstolos, os Pais da Igreja começaram a introduzir filosofias humanas nas puras doutrinas
deixadas por Jesus.
JUSTINO
O MÁRTIR: Identifica o Espírito de Jesus como o ESPÍRITO SANTO
ATENÁGORAS:
(Considerado herege e Pai da Interpretação Alegórica): Cria que os autores
bíblicos entravam em um processo de êxtase.
Com
os alegoristas veio também a idéia de que o ESPÍRITO SANTO era u ser criado, um
Espírito que trabalhava para Deus, superior aos anjos e inferior à Deus.
ATANÁZIO: Foi o refutador
de tal método de interpretação, e mostrou através da Bíblia a HOMOUSIA. Mesma
substância, igual à Deus.
ÁRIO:
Dizia que o ESPÍRITO SANTO era uma emanação de Deus - uma força, energia
emanada de Deus.
GREGÓRIO
NAZIANZENO: Refutou a idéia de que o ESPÍRITO SANTO era uma força. Ele
dizia que o ESPÍRITO SANTO era Deus. Sua idéia foi apresentada no Concílio de
Constantinopla (381 d.C.), mas não conseguiu acabar com a heresia.
MONTANISTAS:
(III Séc.) Liderados por Montano n Frigia, Ásia Menor, foi uma das heresias
mais marcantes.
Na
cidade de Prepusa, na Frigia, Montano, com a ajuda de duas mulheres (Priscila e
Maximila), pregavam suas heresias.
Pregavam
a proibição do sexo, mesmo no casamento. Que Prepusa era a Nova Jerusalém, pelo
fato de haver tido o 2º derramamento do ESPÍRITO SANTO como no Pentecostes.
Estas
duas mulheres eram consideradas profetizas porque tinham visões, entravam em
êxtase e falavam em línguas. Eles consideravam estas manifestações pentecostais
como derivadas do “Pentecostes”.
Este
foi o 1º Movimento Glossolálio, algo fora do Pentecostes, completamente
diferente.
Montano
se considerava o PARACLETO, ou seja o próprio ESPÍRITO SANTO, a 3ª pessoa da
trindade
Neste
período os credos começaram a ter mais base bíblica ( Sola Scriptura).
CALVINO:
É o ESPÍRITO SANTO que traz autoridade , inspiração da Bíblia.
JOÂO
WESLEY: Ele fundou o “Clube dos Santos”: Grupo de crentes que acreditava
haver uma santificação através da presença do ESPÍRITO SANTO - 1ª grande ênfase
do trabalho do ESPÍRITO SANTO
Idéia
de Salvação em 2 estágios:
1)
Justificação: Batismo da Água
2)
Santificação: Processo posterior
SURGIMENTO DO
MOVIMENTO PENTECOSTAL
1ª Manifestação
Em
1986, na cidade de Topeka, Kansas, através de Carlos Parham, surge a idéia de
que o Batismo do Espírito é uma experiência subsequente à da conversão. Aqui é
estabelecida 2 conversões:
1)
Justificação: Batismo da Água
2)
Santificação: Batismo do Espírito
Agnes
Ozmann estudava em um colégio onde Parham pregou. Durante a pregação Parham
impôs as mãos sobre ela ( 01/01/1901), e ela começou a falar em línguas (
Glossolalia).
2ª Manifestação
1)
Justificação
2)
Santificação
3)
Batismo do Espírito Santo
PENTECOSTALISMO NO
BRASIL
Durham
voltou para pregar em sua igreja em Chicago, e nesta época dois imigrantes da
Suécia vieram para trabalhar nos EUA
Daniel
Berg e G Vingreen eram batistas, freqüentaram a igreja de Durham e em 1909 G.
Vingreen recebeu o batismo do ESPÍRITO SANTO
Certa
vez, um irmão teve um sonho e disse que eles deveriam pregar em um lugar
chamado “Belém”. Procurando no mapa, eles encontraram um lugar chamado “Belém
do Pará”.
Em
1910, chegaram à Belém do Pará e foram assistir numa Igreja Batista, porém
foram expulsos. Mas 18 Pessoas aderiram à esta idéia.
Através
destas 18 pessoas começou a 1ª Igreja Assembléia de Deus em Belém do Pará, derivada
da Igreja Batista.
1º)
Também derivado de Durham, em 25/08/1907, chega outro operário em Chicago; L.
Franciscon, de origem Presbiteriana.
Vai
à Buenos Aires e começa a pregar, mas sem sucesso. Em 1909, vai para São Paulo,
procura uma Igreja Presbiteriana de onde também é expulso.
Em
1910, um grupo influenciado por ele forma a 1ª Igreja Congregação Cristã do
Brasil.
Foi
à China como missionária, e quando voltou, já com outra visão , funda a Igreja
do Evangelho Quadrangular em Los Angeles.
Através
das Cruzadas, em 1953, chega ao Brasil através dos Missionários Americanos
Harold William e Raymond Bootriment.
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